Quando você prepara suas refeições, escolhe a água para cozinhar? Ela é um ingrediente presente em milhares de receitas e parte essencial do processo de preparo dos alimentos.

Logo, é preciso estar atento à sua origem e qualidade. Se escolhemos verduras e legumes para ingerir, por que não tomar o mesmo cuidado com a água para cozinhar?

Água de má qualidade ou contaminada pode ser igualmente prejudicial à sua saúde e ao seu paladar. Como já abordamos em outros textos, as concessionárias de tratamento entregam a água dentro dos padrões de potabilidade.

Por outro lado, não é possível garantir que ela continue adequada até chegar à sua casa. Saiba mais sobre os riscos envolvidos, os cuidados necessários e a importância da qualidade da água para cozinhar.

Por que devemos tomar cuidado com a água para cozinhar?

Ainda que a gente não preste atenção, a água faz parte de muitos momentos do nosso cotidiano. Com ela, temos saneamento básico, tomamos banho, nos hidratamos, bem como preparamos diversos alimentos.

De acordo com a ONU, 27% de todo o recurso natural doméstico é utilizado para beber e para preparar alimentos. Assim, é fácil perceber que é muito importante tomar cuidado com a água para cozinhar.

As aparências enganam

Antes de mais nada, vale lembrar o que aprendemos na escola sobre a água. Para ser consumida de forma minimamente segura, ela deve ter os 3 “is”, lembra deles? Insípida (sem sabor), inodora (sem cheiro) e incolor (sem coloração).

Por outro lado, por mais que ela seja cristalina e transparente, a água pode conter vilões invisíveis. Os microrganismos como bactérias, protozoários e vírus são invisíveis a olho nu e podem fazer muito estrago na sua saúde.

Você pode estar se perguntando se a água para cozinhar também apresenta riscos. A resposta é sim. Segundo o PNUMA, boa parte das 3,4 milhões de mortes anuais por água contaminada decorre do mal preparo de alimentos.

Isso quer dizer que até mesmo ao lavar alimentos, é possível contrair alguma doença relacionada à água contaminada. As principais patologias são: Cólera, Esquistossomose, Hepatite A, Ascaridíase e a Febre Tifóide.

Conheça a origem da sua água

cozinhar e tomar água da torneira

Ao cruzar 2 informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), percebemos algo relevante. Pouco mais da metade da população brasileira (50,3%) tem coleta de esgoto.

Por outro lado, 83,3% possui abastecimento de água. Estes dados levantam uma importante pergunta: de onde vem a água para cozinhar que chega até a minha torneira?

Novamente, se você conta com estações concessionárias de abastecimento, a água é tratada. Logo, o risco é reduzido, mas não inexistente. O próprio cloro utilizado no tratamento, se administrado em excesso, pode causar problemas. Da mesma forma, os encanamentos e reservatórios podem contaminar a água.

Os microrganismos causadores de doenças não são as únicas coisas que podem estar presentes na água. Há substâncias com efeitos ainda mais desconhecidos, como os microplásticos, agrotóxicos e os resíduos de medicamentos.

Água para cozinhar de forma segura

Afinal, qual a melhor alternativa para preparar alimentos com água confiável? Primeiramente, utilize sempre água tratada. Mesmo assim, procure ter ainda mais segurança.

O processo de ferver a água para cozinhar ajuda a eliminar os microrganismos, mas ainda mantém substâncias nocivas. Águas engarrafadas podem não ter origem conhecida, além de serem igualmente pouco econômicas e sustentáveis.

Assim, os purificadores de água se apresentam como a melhor opção. São equipamentos de melhoria da qualidade da água, oferecendo segurança e praticidade. O custo é muito menor a longo prazo, e você ajuda o meio ambiente, evitando o descarte de milhares de garrafas plásticas.

Com um purificador de água instalado na cozinha, o preparo dos alimentos é seguro e dinâmico. Existe ainda outra alternativa, que fornece água pura para toda a casa: o filtro de entrada.

Este é um sistema que trata a água no ponto de entrada de casas, condomínios, restaurantes e clubes. Assim, ele fornece água pura para toda a residência, oferecendo água para cozinhar com qualidade, direto da torneira. Além disso, ajuda a prevenir o desgaste de tubulações, chuveiros e eletrodomésticos, como máquinas de lavar.

Mais saúde e mais sabor

melhor água para cozinhar

A qualidade da água para cozinhar pode afetar igualmente a sua saúde e o resultado das suas receitas. Dessa forma, boa parte dos restaurantes conta com purificadores em sua estrutura, para fornecer mais segurança e sabor aos seus clientes.

Preparando cafés, chás e sucos com água purificada, você tem apenas o gosto da bebida, sem outros resíduos. É comum sentir gosto de cloro, cálcio e outros minerais. Assim também, a água não purificada pode afetar o sabor de caldos, molhos, massas e interferir em ingredientes como o fermento.

Quer criar receitas ainda mais saudáveis com água de qualidade para cozinhar? Conheça a nossa linha completa de produtos e encontre o modelo ideal para você!