Para garantir ainda mais excelência na qualidade da água, a Europa conta com um laboratório próprio nas suas instalações. Você sabia?
De acordo com a norma, todos os produtos para melhoria da qualidade da água devem passar pelo teste do Inmetro. Esta é uma certificação obrigatória, e já falamos sobre os ensaios e sobre o selo do Inmetro em outros textos.
Mas, a Europa tem algo a mais além dos testes obrigatórios e dos voluntários, como o da Abrafipa, por exemplo. Dentro das instalações de sua fábrica, funciona um laboratório físico-químico e de microbiologia.
Há 32 anos, ele existe para reforçar o compromisso da nossa marca com a excelência. Afinal, como funciona o laboratório próprio da Europa? Descubra com a gente!
Testes e ensaios para purificadores de água
Antes de mais nada, vamos retomar alguns pontos importantes sobre as certificações destes produtos. Ter um laboratório próprio é uma grande vantagem, mas não uma obrigação.
Os organismos acreditados, como o Inmtreo, avaliam cientificamente todos os purificadores do mercado.
Como já dissemos, para serem comercializados de acordo com a lei, os purificadores precisam ter o selo do Inmetro. Neste teste, entre outros aspectos, avalia-se: eficiência bacteriológica, retenção de partículas e redução de cloro livre.
Já os aparelhos refrigerados contam com testes de eficiência energética também. E existem também as certificações voluntárias, ou seja, aquelas que a fabricante escolhe fazer. A mais importante delas é o selo Abrafipa, que avalia e garante a qualidade do refil, o coração do purificador.
Então, o que pode ser feito no laboratório próprio da Europa? Ali, é possível testar aspectos físico-químicos e microbiológicos de matérias primas, bem como produtos acabados.
Quais são os testes do laboratório próprio da Europa?
Uma das vantagens de ter um laboratório nas suas instalações é poder testar as matérias-primas. Afinal, um dos insumos mais importantes para entregar água de qualidade são os elementos filtrantes.
Os elementos têm origem na natureza (como carvão e minerais) e são os responsáveis pela filtragem e purificação. Assim, 100% dos lotes de carvão e minerais adquiridos pela nossa fábrica são analisados.
Dentro do laboratório próprio da Europa, são realizados os seguintes ensaios:
Para os Minerais
1 – Coliformes Totais e Fecais;
2 – Granulometria.
Para o carvão ativado
1 – % Umidade;
2 – Teor de Fuligem;
3 – Teor de Prata;
4 – Coliformes Totais e Fecais;
5 – Granulometria.
Do mesmo modo, algumas etapas do processo de fabricação são monitoradas. O controle da manipulação, lavagem, estufagem e ar da sala de montagem de câmaras impacta diretamente na qualidade do produto.
A água dos produtos acabados também passa por ensaios físicos químicos e microbiológicos. Os testes são realizados por amostragem e sua frequência é determinada de acordo com a NBR 5246.
Quais os benefícios que um laboratório próprio pode oferecer?
Definitivamente, o laboratório próprio da Europa é um grande diferencial. Por meio dele, é possível oferecer ainda mais segurança e qualidade aos nossos clientes. Além disso, é uma importante ferramenta de prevenção e de inovação.
Com os testes próprios, é muito mais fácil identificar qualquer possível alteração nos lotes. Com isso, aplicar medidas corretivas ou melhorar os processos fica igualmente mais simples.
E é claro que ter um laboratório próprio ajuda a focar no desenvolvimento de novas tecnologias de purificação. São ensaios e análises constantes, que auxiliam a melhorar os produtos e buscar novas soluções.
Gostou de saber essa curiosidade sobre a nossa empresa e nossos produtos? Conte para a gente!