Seguindo a tendência dos eletrodomésticos, o purificador de água de aço inox tem aparecido cada vez mais nas cozinhas.

Antes de mais nada, vamos esclarecer o termo. “Inox” é uma abreviação de inoxidável, que caracteriza o aço utilizado na fabricação de diversos produtos. Inoxidável é a qualidade daquilo que não oxida, que não enferruja. Além de elegante e moderno, o acabamento em inox oferece também mais durabilidade.

Por outro lado, para garantir essa vida útil prolongada, é preciso tomar alguns cuidados. Além disso, o tipo de material, bem como o ambiente em que o produto é instalado podem interferir na sua durabilidade.

Atualmente, o aço inoxidável é utilizado para fabricar desde equipamentos de odontologia, e eletrodomésticos a equipamentos industriais. Quer saber por que um purificador de aço inox dura bastante tempo?

Então, vamos conhecer mais sobre esse material, suas vantagens e suas características.

O que é o aço inoxidável?

O aço inox é feito a partir de uma liga com vários metais. Assim, ele pode ser produzido utilizando composições químicas diferentes, das quais resultam materiais com características distintas.

Tecnicamente, é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo. Isto é o que torna um purificador de aço inox ainda mais resistente do que aquele de aço comum.

Definitivamente, a origem exata desse material ainda é indefinida para muitos pesquisadores. A descoberta é atribuída a um especialista inglês, no início do séc. XX. Harry Brearley descobriu essa liga metálica enquanto desenvolvia uma pesquisa para a indústria armamentista.

Desde então, o aço inoxidável vem passando por novas experiências, que deram origem a novos tipos e ligas. Logo, esse material tornou-se ideal para aplicação em quase todas as nossas necessidades.

Entre os principais tipos de aço inox estão os austeníticos, ferríticos e martensíticos. Dentro destas variações, concentra-se a produção de eletrodomésticos, como o purificador de aço inox.

Os austeníticos possuem de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel. São fáceis de se trabalhar e são o tipo mais utilizado, por apresentar boa resistência à corrosão. Já os ferríticos têm de 11% a 20% de cromo e menos de 0,08% de carbono.

Enfim, há os martensíticos, que contam com 12% a 18% de cromo e de 1% a 1,5% de carbono. São magnéticos, pouco soldáveis e apresentam alta dureza e resistência ao desgaste. Logo, são excelentes para produzir facas, por exemplo.

Então, o purificador de água aço inox não se deteriora?

purificador aço inox

Primeiramente, vale explicar rapidamente como funciona a resistência do aço inox. O cromo é o que garante essa característica ao material, protegendo-o contra a corrosão.

Ao entrar em contato com o oxigênio, o cromo forma uma fina camada protetora de óxido na superfície do aço. Essa película invisível é altamente aderente ao aço inox, defendendo-o contra a ação de agentes agressivos.

O próprio oxigênio é o principal causador de oxidação dos metais, bem como a água do e variações de temperatura. Por isso, é preciso manter essa película protetora em boas condições.

Em suma, apesar do nome, o aço inox pode sofrer danos. Se não houver o devido cuidado na presença de agentes externos que causam corrosão, ele pode até enferrujar.

Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer. Por esse motivo, é necessário manter um purificador de aço inox sempre limpo e livre de umidade na superfície.

Afinal, quanto dura um purificador de água inox? E como fazer para manter sua durabilidade?

Já sabemos que isso depende de alguns fatores, como qualidade do aço e cuidados com a limpeza. Em média, quando produzido com material de boa qualidade, um purificador de aço inox pode durar 30 anos ou mais.

Para que ele possa passar décadas na sua casa, é preciso tomar alguns cuidados. Isto vai desde o transporte do produto até o cotidiano de limpeza. Assim, a escolha de um fabricante confiável é essencial. Veja alguns cuidados principais:

  • Ao transportar as chapas de aço inox, é preciso usar luvas plásticas secas e limpas;
  • O aço inoxidável nunca pode ser colocado diretamente sobre o solo. É preciso protegê-lo contra a umidade com um plástico ou outro suporte. Seu local de armazenamento deve ser mantido sempre limpo e seco, longe da incidência de luz solar direta.
  • Se houver manchas no aço inoxidável, elas devem ser removidas com uma solução alcalina ou com água quente.
  • O aço inoxidável não pode ser exposto a temperaturas elevadas por períodos prolongados.

Além disso, na limpeza do dia a dia, é importante seguir as instruções de limpeza fornecidas pelo fabricante. Para a higienização correta de um purificador de aço inox, por exemplo, o uso de materiais abrasivos é proibido.

Por que ter um purificador de água inox?

purificador de água inox

Agora que já sabemos mais sobre o material, vamos listar algumas vantagens de ter um purificador com esse acabamento.

Alta durabilidade 

Como já demonstramos, o aço inox tem resistência  superior às ligas de aço comum, apresentando uma vida útil maior. Da mesma forma, ao comprar um purificador de aço inox, também é preciso ficar atento à vida útil do refil.

Facilidade de limpeza 

Como tem baixa rugosidade superficial, o aço inoxidável facilita a limpeza. Logo, essa é uma escolha comum de material para locais como restaurantes e hospitais, com rígidos controles de higiene.

Apelo estético

Este é um acabamento muito versátil e esteticamente impactante. Sempre atual, ele combina com cores e estilos variados. Com seu brilho próprio, o purificador de aço inox passa a sensação de elegância, modernidade e leveza.

Ficou com vontade de ter o seu? Então, acesse a nosso site, conheça os nossos modelos em aço inox e escolha o ideal para você!