Seu purificador parou de gelar de repente? Antes de mais nada, saiba que isso não é necessariamente o sinal de um defeito do aparelho.

Quem tem um aparelho refrigerado em casa, procura água gelada e praticidade. Ter um purificador que ofereça água de qualidade em diferentes temperaturas é uma grande comodidade. Por outro lado, pode acontecer do purificador parar de gelar o suficiente ou totalmente.

Podem existir diversos motivos para esta falha. Facilitamos a vida separando os principais fatores que podem explicar porque o seu purificador parou de gelar.

1- Falta de energia elétrica

Muitas vezes, podemos não perceber que o fornecimento de energia elétrica foi suspenso ao longo do dia. Se a sua casa fica sem energia, isso pode afetar o funcionamento do aparelho momentaneamente.

Dessa forma, se a luz acabou e o seu purificador parou de gelar, só resta esperar. Assim que a eletricidade for restabelecida, o produto volta a funcionar. Não há como resolver este problema, mas é possível tomar alguns cuidados. Saiba mais sobre como prevenir eventuais prejuízos causados pela queda de energia. 

2- A água não está gelada o suficiente

Primeiramente, é importante esclarecer que seu aparelho tem uma temperatura limite de resfriamento. O Europa Fluir, por exemplo, gela a água entre 7°C e 9°. Ou seja, a água nunca vai congelar dentro do purificador.

Por outro lado, pode ser que a água não saia gelada o bastante. Nestes casos, não é que o purificador parou de gelar, mas pode estar sobrecarregado. Como assim? Pode ser que o seu fornecimento de água esteja em uma temperatura acima daquela indicada pelos testes do INMETRO. Com a temperatura muito elevada, o aparelho não consegue gelar o suficiente ou vai levar um tempo maior.

Quer saber o que fazer nestes casos? Se a elevação da temperatura for momentânea, espere um pouco até que o fornecimento volte ao normal. Se for um problema constante, troque o seu purificador de lugar e teste outro ponto de água da casa.

3- Muita água de uma vez só

 

Foi com muita sede ao pote? Definitivamente, este é o motivo mais comum para esta falha. Muitas vezes, tiramos muita água de uma só vez do aparelho. Depois de um copo atrás do outro, pode parecer que o purificador parou de gelar. Mas, não é bem isso.

O processo de refrigeração leva um determinado tempo, para um determinado volume de água. Logo, pegando um volume maior de água do que o purificador tem capacidade de gelar, é preciso esperar um pouco. Provavelmente, dentro de 1 hora, será possível ter a água na temperatura desejada novamente.

Se quiser saber a capacidade de refrigeração do seu purificador, consulte o manual do produto ou a etiqueta do INMETRO. Mas, e se a falha persistir? Quando tenho um problema de fato se o purificador parou de gelar?

Purificador parou de gelar: quando buscar ajuda

Inicialmente, a água não estar gelada momentaneamente não é motivo para se preocupar. Mas, é possível sim que esta falha seja persistente, e esteja relacionada a um problema maior.

Por outro lado, pode ser também que seu aparelho precise de uma limpeza. É comum que os tubos que ficam na traseira do purificador fiquem entupidos e não distribuam mais o gás. Com um pano limpo, é possível higienizar o produto e resolver o problema.

Para avaliar se realmente o purificador parou de gelar, só com o serviço da equipe de Assistência Técnica. Apenas para você conhecer alguns termos técnicos, vamos apontar possíveis motivos que prejudicam o funcionamento do purificador por compressor.

Com o motor do compressor funcionando, pode ser: falta de gás, problema nas válvulas internas, bem como uma obstrução no tubo capilar. Ainda é possível ter um fusível térmico queimado ou um filtro secador obstruído. 

Do mesmo modo, se você não escuta o motor funcionando quando desligado, podem ser algumas peças queimadas. Termostato, protetor térmico e até mesmo o próprio motor compressor podem estar avariados.

Então, antes de achar que o purificador parou de gelar, cheque os pontos que apresentamos. Agora vai ser mais fácil prevenir e identificar uma possível falha. E aí, bateu vontade de tomar um copo de água geladinha?